Saiba mais sobre a Dieta dos Pontos!!

As principais dicas da Dieta dos Pontos você encontra aqui:
http://contandoospontos.blogspot.com/

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Falando dos probleminhas


Então.. como eu disse, vim contar um pouco da minha experiência, para que outras pessoas também se estiverem passando por isso, procurem respostas.

Bom.. tirando a falta de vergonha na cara e o desleixo com a quantidade que eu estava comendo há meses, eu sempre comi muita salada, e sempre gostei de vegetais, leguminosas, frutas. Entretanto, ao longo do tempo alguns sintomas foram se intensificando, e eu achava que era somente "depressão" ou consequência do peso. Eles eram: Dor de cabeça, inchaço nas pernas e pés sentindo-os pesados, desânimo, muito sono (se deixasse dormia 10 horas por noite) e sonolência durante o dia (parecia que eu nunca tinha dormido suficiente), falta de memória (sempre fui ótima de memória), falta de concentração (não conseguia escrever um parágrafo de texto), queda da libido, cansaço (o dia todo, mas principalmente ao tentar fazer atividades físicas)... e mais alguns que agora não lembro direito (minha memória ainda não foi recuperada totalmente.. rss).

Então, quando se vai a um médico de família, ou endocrinologista e se descreve esses sintomas, geralmente eles apontam para um possível distúrbio de tireóide, e daí pedem os exames para saber as taxas dos hormônios.

Eu geralmente faço essa bateria de exames de 6 em 6 meses, e tudo estava controlado. Da última vez que fiz, há seis meses atrás somente o colesterol e glicose estavam indicando que poderiam subir e que era pra eu me alertar, mas nada ainda que fosse problemático.

Outra informação que eu tenho em minha vida é que eu nunca consegui doar sangue. Todas as vezes em que eu fui a um banco de sangue, só no furinho do dedo eles diziam que eu não estava habilitada por estar com "taxas baixas" para tirar sangue. E como vou ao médico regularmente, sabia que algumas taxas do hemograma às vezes apresentavam índices no limite mais baixo, mas os médicos sempre falam que "é normal para mulher, já que vc pode estar ainda recuperando devido à menstruação", "os níveis que estão aqui são normais, ainda não está baixo", enfim.. nunca dei importância pra isso.

Acontece que um dia falei pro médico que sempre foi assim, e que nunca tinha visto essas taxas mais altas, desde que me entendo por gente... daí chamou a atenção dele... resultado, eu tenho um estado, digamos com minhas palavras leigas "pré-anêmico" ou seja, eu não estou na classificação de anemia, mas chego perto sempre, e depois de ouvir muitas pessoas e ler muitas coisas, entendi que meu organismo meio que luta com isso, pois ele tem que se proteger.

Ao procurar os índices problemáticos, vi que meus problemas estão ligados ao baixo nível de eritrócitos, logo abaixa tmb um pouco a taxa de hemoglobina, pois é ele que "carrega" a hemoglobina pelo sangue, logo a oxigenação fica precária, e assim esses sintomas de lerdeza e afins...

Pediram exames mais específicos, e descobri também que os índices de ferro e ferritina estavam praticamente "normais", mas o de Vitamina B12 não... agora... pra terem uma idéia, foi a primeira vez na vida que me pediram esse exame específico das substâncias ligadas ao Ferro e vitaminas...

Hoje, estou tomando um complexo vitamínico e por minha conta comprei umas capsulas de òleo de linhaça que não fazem mal a ninguém, e em menos de 5 dias eu já estou com outro ânimo e outra disposição. Está muito mais fácil controlar minha alimentação e não tenho mais dores nas pernas que me impediam de caminhar. Pesquisando sobre o assunto, descobri que o organismo quando está com baixa nesses índices que falei, se protege em termos energéticos, pois se está com menos oxigênio, diminui todo o resto do metabolismo, ou seja, explica-se o fato de várias vezes nos últimos 14 meses eu diminuir a alimentação e não emagrecer.

Agora, estou me sentindo muito melhor, animadíssima e com altos projetos.. rss

Enfim.. é isso, espero que essa informação ajude a alguém, apesar de que quero deixar claro que não é pq passei por isso que todos que sintam a mesma coisa que eu estava sentido vai significar que estão anêmicos. Mas o correto é que se estiverem sentindo esse monte de coisas ou parte delas, procure um médico, pois mesmo com obesidade não é normal. No fim, a gente sente quando um desânimo por exemplo é devido ao peso ou quando não é... precisamos estar atentos ao nosso corpo para entender a hora de procurar ajuda....


Abraços a todos

4 comentários:

Sammy Leilane disse...

pior qu etem umas capsulas dessas de oleo de linhaça lá em casa e nao uso, acredita? to te seguindo tá? bjus, uma terça iluminada!

disse...

ei.. olha.. não deixa de tomar, está me fazendo muito bem.. estou mais disposta e tá muito mais fácil controlar a alimentação..
beijos... bom natal e ano novo pra vc, caso eu não volte por aqui!

Anônimo disse...

NOSSA ADOREI SUA POSTAGEM
COMIGO FOI MAIS OU MENOS ASSIM, FIZ TODOS OS EXAMES E DEU UM POUCO ABAIXO DA NORMALIDADE A TAXA DE HEMOGLOBINA, ESTOU TOMANDO UM SUPLEMENTO QUE JÁ TOMEI OUTRAS VEZES E INCLUI NA ALIMENTAÇÃO A LINHAÇA QUE ESTÁ ME AUXLIANDO PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE A INTESTINO QUE NO MEU CASO SEMPRE FOI UM PROBLEMA.
ONTEM COMECEI A DIETA DOS PONTOS E ESTOU ANIMADÍSSIMA, FALTA SÓ COMEÇAR A FAZER EXERCÍCIO.
ESTOU COM 31 ANOS, 85 KILOS PARA 1,62 DE ALTURA.
AI, ESPERO CHEGAR LÁ...
BOA SORTE PRA VC E VAMOS FIRMES.

sulamita123 disse...

Oi, Lô
Você poderia me indicar seu endocrinologista, pois, até hoje não encontrei um que peça os exames relacionados a falta ou deficiência de vitaminas.
Quero muito emagrecer, pois quero engravidar e tenho que eliminar 20kg até junho. Sei que é difícil, mas tenho que tentar, hoje estou com 127kg tenho 1,8.

DÚVIDAS SOBRE A DIETA DOS PONTOS

Ei minha gente!

Abri uma outra página pra colocar as instruções sobre a Dieta dos Pontos pra quem não a conhece ou tem dúvidas.. pra entrar é só clicar no link aqui: http://contandoospontos.blogspot.com

Assim não fica aquele monte de textos em cima dos meus posts né? rsssss